quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tempo de Exames aumenta o Stress

Para que ajudar a controlar o Stress não apenas nas alturas dos exames aqui vão 13 dicas, em brasileiro (foi o que se arranjou), para controlar esse mal que afecta cada vez mais gente. é um problema bem chato e que muitas vezes não tem razão de ser.

1 - Adote uma alimentação balanceada : Evite alimentos gordurosos e abuse de verduras, frutas e legumes. Coma bem no café da manhã e no almoço, e faça uma refeição mais leve no jantar. Beba muito líquido ao longo do dia.
2 – Pratique exercícios físicos : A atividade física controla a ansiedade e aumenta a auto-estima. Escolha uma de que goste e comece a praticá-la aos poucos; 30 minutos, três vezes por semana, já é o suficiente.
3 – Cuide de sua saúde : A saúde deve estar em ordem para agüentar as pressões do dia-a-dia. Vá ao médico e ao dentista regularmente. Se algo não vai bem em seu organismo, procure logo um especialista.
4 – Seja mais otimista : Busque as atividades que lhe dão prazer. Viva intensamente os momentos de alegria. Quem pensa positivo e não valoriza as preocupações, lida melhor com as dificuldades. Pare de reclamar : as soluções para os problemas sempre aparecem.
5 – Pense de maneira positiva : Assuma a responsabilidade e o controle da sua vida. Não adote um comportamento passivo e uma postura de vítima. Guie seu destino de acordo com seus valores e ideais. Seja mais você e preocupe-se menos com a opinião alheia.
6 – Tenha autodisciplina : Organize seus compromissos de acordo com a sua disponibilidade. Divida seu tempo reservando um espaço para a família, amigos e lazer. Faça uma lista de prioridades nas suas atividades e elimine as desnecessárias. O tempo para o descanso e o prazer são fundamentais.
7 – Cultive amigos : Estabelecer relações sociais é necessário para dar alegria à vida. Um ombro amigo vale para dividir as alegrias e tristezas e compartilhar momentos especiais.
8 – Respire corretamente : Respirar de maneira correta traz vantagens para o corpo e mente. Faça uma pausa de cinco minutos durante o dia e concentre-se na sua respiração. Inspire lenta e profundamente e expire todo o ar dos pulmões. Quando sentir ansiedade e nervosismo, pratique este exercício.
9 – Durma bem : O sono é essencial para a saúde, recarregando as energias e o bom humor. Para sentir-se bem-disposto no dia seguinte, mantenha um horário regular para se deitar e levantar, mas tente dormir cada vez mais. Começar a relaxar uma hora antes de ir para cama, garante um sono tranqüilo.
10 – Divirta-se : Ir ao cinema, ler, cuidar do jardim, passear com o cachorro... Reserve todos os dias um tempo para o prazer. Quando se está muito ocupado, deixa-se o lazer de lado, mas o riso e a distração são importantes meios de prevenção do estresse.
11 – Diga não : O mundo não vai acabar se você se negar a fazer alguma tarefa. A maioria das obrigações é estipulada por nós mesmos. Desfaça-se dos deveres aos poucos. Quando achar que deve, não pense que vai magoar as pessoas. Ao contrário, elas vão respeitá-lo, pois saberão que você valoriza seus próprios limites.
12 – Relaxe : O relaxamento conduz ao repouso muscular através da meditação. As técnicas são simples mas requerem prática diária. O importante é o prazer que o relaxamento proporciona e o aprendizado do controle dos pensamentos.
13 – Não ao fumo, álcool, café e remédios : Cigarro, álcool, café e remédios em excesso atrapalham o metabolismo do organismo. Abandone o fumo e beba somente socialmente. O café possui cafeína, um estimulante que pode aumentar a ansiedade. O uso de medicamentos indiscriminadamente pode causar efeitos colaterais. Só tome remédios indicados pelo médico, na quantidade e no tempo.

14- Se ainda tiveres a ler este texto imenso, esta é mesmo a última dica: Quando tiveres stressado tenta parar para pensar, e pensa se, a razão de tares assim é mesmo importante, pensa se vale a pena estares assim por tal motivo e vais ver, que da maior parte das vezes não vale a pena. Pensa no que realmente é importante, que é divertires-te, isso sim é importante! Desde que não entres no espaço dos outros e que tenhas sentido das responsabilidades também...! Tenho dito...! ;D

R8

Sem comentários:

Enviar um comentário