Retirado da iol:
"A Galp Energia divulgou as contas relativas ao ano passado esta manhã. O lucro ajustado da petrolífera nacional disparou 43% para 306 milhões de euros, mas o lucro real aumentou para 441 milhões.
O primeiro é influenciado pelas cotações do petróleo e o segundo valor resulta das normas contabilísticas, uma vez que é sobre ele que a Galp paga impostos.
Já os resultados relativos apenas aos últimos três meses de 2010 fixaram-se em 40 milhões, mais 16,1% face ao mesmo período do ano anterior.
A produção de crude «aumentou 22% em relação ao ano de 2009 para 11,8 mil barris diários, para o que contribuiu os projectos Tupi e CPT Tômbua-Lândana; no quarto trimestre a produção foi de 14,3 mil barris diários», lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A petrolífera salienta também que a variação anual reflecte o impacto do incidente na refinaria de Sines ocorrido no primeiro trimestre de 2009 - e que obrigou a uma paragem de um mês e meio - o que acabou por influenciar negativamente as contas da empresa nesse ano.
A margem de refinação foi superior no ano passado, uma vez que foi influenciada «pela recuperação das margens nos mercados internacionais».
O EBITDA (os resultados antes de lucros, impostos e amortizações) da empresa de Ferreira de Oliveira alcançou os 854 milhões de euros, dos quais 46% provenientes da refinação e distribuição.
Em matéria de investimentos, a empresa aplicou 1.233 milhões de euros no ano passado, o que representa um crescimento de 69%. Desse montante, 30% só no último trimestre do ano. Esse dinheiro foi «principalmente canalizado para o projecto de conversão das refinarias em ambos os períodos».
A evolução dos resultados hoje apresentados é explicada pela empresa com «o aumento do preço e da produção de crude, o aumento da margem de refinação e do volume de crude processado e o aumento do volume vendido de gás natural».
Os investidores estão a aplaudir os lucros alcançados pela petrolífera nacional. As acções da Galp são as que mais sobem em Bolsa, numa escalada de 2,3% para os 15,12 euros."
O primeiro é influenciado pelas cotações do petróleo e o segundo valor resulta das normas contabilísticas, uma vez que é sobre ele que a Galp paga impostos.
Já os resultados relativos apenas aos últimos três meses de 2010 fixaram-se em 40 milhões, mais 16,1% face ao mesmo período do ano anterior.
A produção de crude «aumentou 22% em relação ao ano de 2009 para 11,8 mil barris diários, para o que contribuiu os projectos Tupi e CPT Tômbua-Lândana; no quarto trimestre a produção foi de 14,3 mil barris diários», lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A petrolífera salienta também que a variação anual reflecte o impacto do incidente na refinaria de Sines ocorrido no primeiro trimestre de 2009 - e que obrigou a uma paragem de um mês e meio - o que acabou por influenciar negativamente as contas da empresa nesse ano.
A margem de refinação foi superior no ano passado, uma vez que foi influenciada «pela recuperação das margens nos mercados internacionais».
O EBITDA (os resultados antes de lucros, impostos e amortizações) da empresa de Ferreira de Oliveira alcançou os 854 milhões de euros, dos quais 46% provenientes da refinação e distribuição.
Em matéria de investimentos, a empresa aplicou 1.233 milhões de euros no ano passado, o que representa um crescimento de 69%. Desse montante, 30% só no último trimestre do ano. Esse dinheiro foi «principalmente canalizado para o projecto de conversão das refinarias em ambos os períodos».
A evolução dos resultados hoje apresentados é explicada pela empresa com «o aumento do preço e da produção de crude, o aumento da margem de refinação e do volume de crude processado e o aumento do volume vendido de gás natural».
Os investidores estão a aplaudir os lucros alcançados pela petrolífera nacional. As acções da Galp são as que mais sobem em Bolsa, numa escalada de 2,3% para os 15,12 euros."
Tanto lucro e os combustíveis sempre a aumentar e pior do que isso, deixam de fazer estes anúncios:
R8
Sem comentários:
Enviar um comentário